23 outubro, 2013

A experiencia do marshmallow

Chegamos ao final do ano, faltando menos de 3 meses para o termino de mais um ano, e eu  pergunto a quantas andam as nossas promessas e realizações planejadas para este ano?
Iniciamos o ano sempre com promessas de controlar a alimentação, fazer mais exercícios, aprender uma nova língua, guardar dinheiro ou investir em cursos para aprimoramento profissional.
É interessante como algumas pessoas conseguem seguir em frente com as metas e planos enquanto outras acabam desistindo e voltam para o comportamento anterior.
O que será que define uma pessoa ser mais impulsiva ou determinada na realização de planos ou mais persistentes que as outras?As pessoas nascem com esse dom ou talento, ou será que isso pode ser aprendido?

Em 1972 foi realizado um estudo na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, com o objetivo de testar a capacidade das pessoas adiarem o desejo ou um impulso de satisfação imediata.
Foi oferecido a um grupo de crianças uma escolha, entre uma recompensa pequena que consistia em um marshmallow, um biscoito ou um pretzel(pão tradicional alemão, em forma de nó) ou aguardar um tempo e receber 2 recompensas.
"Você pode comer este doce, mas se esperar por 15 minutos e não come-lo ganhará DOIS doces"
O que você faria nesta situação?

O objetivo dos cientistas era calcular quanto tempo cada criança conseguiria resistir ao impulso de comer o doce diante da oferta e quantas seriam capazes de resistir a tentação.
Este teste também tinha o intuito de analisar este comportamento traria algum reflexo nas crianças com mais autocontrole e raciocínio estratégico  no sucesso pessoal e profissional no futuro.

Das 600 crianças participantes uma minoria comeu o marshmallow imediatamente, e no final apenas um terço ou cerca de 200 crianças esperou o tempo determinado para receber o segundo marshmallow.

Dando continuidade ao estudo, muitos anos depois, os cientistas descobriram que existia uma relação entre os resultados do teste do marshmallow e o sucesso daquelas crianças muitos anos depois.
Em 1988 as crianças que aguardaram o tempo determinado para receber a segunda recompensa foram descritas por seus pais como adolescentes significativamente mais competentes em seu desempenho escolar e obtiveram melhores resultados no SAT(Scholastic Assessment Test é um teste padronizado para a maioria das admissões da faculdade no Estados Unidos).
A conclusão que se chegou é que pessoas que possuem maior autocontrole e raciocínio estratégico, obtém em média mais sucesso tanto em sua vida profissional quanto pessoal.

Outro ponto importante que foi observado no experimento é que o grupo que esperou o tempo determinado para a recompensa não foram modelos perfeitos de força e autocontrole, elas também sofriam e ficavam angustiadas durante o teste porém utilizaram outras formas para distrair da tentação, virando as costas, falando sozinhas, cantando e até brincando com o doce.
Essas crianças possuíam uma melhor estratégia para lidar com a situação, e estratégias simples, que podem ser ensinadas ou adquiridas por qualquer pessoa.

Esse teste nos mostra que aqueles/aquelas que souberam planejar e construir e esperar pela recompensa estão muito mais propensos a alcançar objetivos maiores em suas vidas no futuro. Enquanto a grande maioria quer tudo pra ontem, e acabam não resistindo aos impulsos do dia a dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

e quem comeu só um pedacinho pra ninguém perceber??

Postar um comentário