24 dezembro, 2013

6 formas de prevenir remorso do comprador

Remorso do comprador: É aquela sensação na boca do estômago quando você já esta saindo da loja. É aquela pequena voz, implacável que diz: "Você não deveria ter comprado isso", "Eu não vou usar isso" ou "O vendedor manipulou a minha escolha mas eu preferia o outro modelo..."

Como nos prevenir do remorso do Comprador

Ninguém quer ter o remorso do comprador, mas se isso acontece com frequência nas suas compras, siga estas dicas que pode ajuda-lo:

1. Faça sua pesquisa

Alguma vez você já comprou algum item que você realmente não precisava, ou que você poderia ter feito um negócio melhor?Em caso positivo , você fez uma compra por impulso. Para evitar cair nesta armadilha comum, faça uma pesquisa antes de comprar. Minha regra geral é que nada que custe mais de R$ 100,00 deve ser comprado sem uma pesquisa, verificando os produtos semelhantes, preços médios praticados para aquele produto, quais as vantagens ou desvantagens dos modelos concorrentes. Isso ou qualquer regra semelhante pode impedi-lo de gastar dinheiro em coisas que você realmente não precisa.

Quando você pensa em "pesquisa", você já imagina a visita de loja em loja, tortuosas caminhadas, aborrecimentos com vendedores. Mas a maneira mais eficaz de pesquisa é feita online. Leia opiniões, analises, comparação de produtos, compare também os preços e procure ofertas daquele produto e modelo em especifico. Um pouco de pesquisa pode lhe dar a confiança que você precisa para fazer uma compra inteligente, com plena consciência de todas as características do produto, sem o aborrecimento de visitar várias lojas.

2. Economizar para comprar

Remorso do comprador tem uma tendência a multiplicar o sentimento de culpa quando você faz compras sem que tenha guardado dinheiro para ela, como por exemplo as compras a crédito. Estou me referindo as compras maiores, como uma TV de tela plana, um smartphone top de linha , tablet ou um notebook . Claro, comprar o item a crédito pode fazer você feliz agora, mas  a sensação de remorso durante todas as parcelas de pagamento das pode ser um estraga prazeres. Quando você guarda o seu dinheiro para fazer suas compras , você acaba se sentindo orgulhoso, não arrependido.
Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos e valorizamos mais na hora de comprar, e isso naturalmente nos torna mais conscientes e zelosos para realizar nossas a compras.

3. Distancie-se

"Oferta por tempo limitado! Compre agora " Este tipo de propaganda sempre espera seduzi-lo e incentivar as compras por impulso - este é o principal tipo de compra que pode deixá-lo com uma sensação de arrependimento. Sempre que você se sentir pressionado por um vendedor ou anúncio, apenas vá embora. Raramente há uma venda tão imperdível que você não pode encontrar em uma outra oportunidade ou em outra loja, indo embora, você retirar-se da zona de pressão.

Se você realmente quiser fazer a compra, defina um lembrete em seu telefone por duas ou três semanas no futuro. Quando o alarme dispara, reavaliar se você ainda quiser o item. As chances são de sua atitude terá mudado.

4. Use Apps

Caso você esteja em uma situação de compra que não conheça o produto ou o preço , vale a pena conferir o preço pelos aplicativos do celular antes para tomar uma decisão.
Com os aplicativos para celular você pode comparar preços, produtos, ver avaliações antes de efetuar qualquer compra.
Você terá acesso em tempo real a informações importantes para decidir a compra de produtos, como: preço nas lojas online, ofertas selecionadas, avaliação de produtos e lojas e localização das lojas.
Os aplicativos mais indicados para esta função são o aplicativos do Buscapé,  BoaLista ou o Bom Negócio.



5. Defina suas razões

Quando foi a última vez que você se sentiu culpado sobre a compra de um litro de leite? A resposta é, provavelmente, nunca, certo? Necessidades essenciais não provocam a culpa, porque você sabe que realmente precisa deles. Para evitar sentimentos de remorso, você precisa definir por que você está determinado a fazer uma compra, se é para manter as aparências, ou porque você sente pressionado a comprar devido ao preço, anuncio ou um vendedor que foi muito atencioso, se for algum desses motivos é hora de desistir da compra. Razões superficiais para fazer uma compra são mais propensos a levar ao sentimento de culpa.
Gaste mais um minuto para imaginar: e daqui a um mês, meio ano, um ano? Esse objeto de desejo vai estar encostado num canto da casa pegando poeira? A imagem desse futuro pode te ajudar a não repetir a compra do que você não precisa.

6. Esqueça o Hype

Não há nada pior do que fazer uma compra de um produto da moda e descobrir que um novo modelo com grandes melhorias será lançado em breve .
Acontece sempre com todo lançamento de iPhone, iPad, Samsung Galaxy, Nexus, tablets, mas também pode ocorrer com roupas,bolsas, sapatos, tênis, eletrodomésticos (quem não lembra do hype tremendo das centrifugas de fazer suco de frutas, ou os mais recentes das cafeteiras gourmet) São produtos que aparecem e que te fazem pensar como conseguiu viver sem ele, algo indispensável, mas logo ou caem no esquecimento, ou são superados.


A verdade é que todo mundo experimenta remorso do comprador ao longo da vida.
Porém, muitos pagam um alto preço pelo consumo por impulso, especialmente as camadas de menor renda.
Após ser identificado o problema e aprender como combate-lo fica mais facil lidar com este tipo de situação, evitar o remorso do comprador é um exercício diário e ter disciplina e boa dose de força de vontade são essenciais para abandonar os maus hábitos no consumo.

Um comentário:

Rafael Paiva disse...

Parabéns pelo artigo! A compra por impulso geralmente traz frustração, porque se baseia exclusivamente nas emoções do momento. Autocontrole e bom senso são essenciais para fazer menos bobagens durante a vida, concorda?

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