18 fevereiro, 2014

A Hierarquia das Necessidades de Maslow

Quando somos crianças, queremos brinquedos e depois contar para todo mundo sobre o nosso brinquedo novo. Quando somos adolescentes, queremos fazer parte de um grupo e ser populares e reconhecidos. Quando estamos namorando, queremos que as pessoas pensem no quanto somos sortudos por sermos amados por alguém. Quando casamos, queremos que as pessoas pensem que temos uma vida perfeita. Quando temos filhos, queremos que eles sejam melhores que nós e do que todas as outras crianças.


Abraham Maslow um psicólogo humanista queria entender o motivo por trás do comportamento das pessoas, o que nos motiva e influencia a fim alcançar certas necessidades?


Maslow introduziu pela primeira vez o seu conceito de uma hierarquia de necessidades em 1943 "Uma Teoria da Motivação Humana" e em seu livro posterior Motivação e Personalidade . Esta hierarquia sugere que as pessoas são motivadas a satisfazer as necessidades básicas antes de passar para outras necessidades, e quando uma necessidade é cumprida uma pessoa procura a cumprir a próxima, e assim por diante.

Esta hierarquia é representada na forma de uma pirâmide, onde os níveis mais baixos são compostas pelas necessidades mais básicas do ser humano, enquanto as necessidades mais complexas encontram-se no topo.


Necessidades fisiológicas, o nível mais baixo na hierarquia, incluem necessidades, tais como ar, comida e água estes são os requisitos para a sobrevivência de todos os animais, incluindo seres humanos. Estes tendem a ser satisfeitas para a maioria das pessoas, mas tornam-se predominantes quando não atendidos.


Necessidades de segurança que incluem, segurança pessoal, segurança financeira, saúde e bem estar, segurança contra acidentes doenças e riscos adversos.Na ausência de segurança física devido à guerra, desastres naturais, violência familiar , abuso na infância , etc - as pessoas podem ter transtorno de estresse pós-traumático ou trauma trans-geracional . Na ausência de segurança econômica devido à crise econômica e à falta de oportunidades de trabalho estas necessidades de segurança manifestam-se de formas, como uma preferência para a segurança no emprego , contas de poupança, deficiências nas acomodações etc Este nível é mais provável de ser encontrado em crianças e idosos, porque eles geralmente têm uma maior necessidade de se sentirem seguros.


O terceiro nível das necessidades humanas é interpessoal que envolve sentimentos de pertencimento a grupos sociais como por exemplo clubes, colegas de escola, trabalho, grupos religiosos, equipes esportivas ou até gangues,diz a respeito da capacidade do indivíduo formar e manter relacionamentos emocionalmente significativos, como amizade, intimidade e família. Os seres humanos precisam amar e serem amados tanto sexualmente e não sexualmente por outros. Muitas pessoas tornam-se suscetíveis a solidão, ansiedade social e depressão na ausência de amor ou sentimento de pertencimento, e esta necessidade de pertencimento pode superar as necessidades fisiológicas e de segurança, dependendo do momento e condições emocionais.


As necessidades de status e estima são: autoconfiança, reconhecimento, conquista, respeito dos outros, confiança.Todos os seres humanos têm uma necessidade de se sentirem respeitados, o que inclui a necessidade de ter auto-estima e auto-respeito. Estima apresenta o desejo humano típico para ser aceito e valorizado pelos outros. As pessoas muitas vezes se envolvem em uma profissão ou hobby para ganhar reconhecimento. Essas atividades dão à pessoa um senso de contribuição ou valor. Baixa auto-estima ou um complexo de inferioridade pode resultar de desequilíbrios durante este nível na hierarquia. Pessoas com baixa auto-estima muitas vezes precisam de respeito dos outros, pois eles podem sentir a necessidade de buscar fama ou glória. No entanto, a fama ou glória não vai ajudar a pessoa a construir sua auto-estima, até que possa aceitar que eles são obtidos internamente. Desequilíbrios psicológicos, como a depressão podem prejudicar a pessoa de obter um maior nível de auto-estima ou auto-respeito.


As necessidades de autorrealização que se encontram no topo da pirâmide hierárquica são: oportunidades para a criatividade, crescimento pessoal, moralidade, espontaneidade, autodesenvolvimento, prestígio. Esta é a base da percepção da necessidade de auto-realização. Este nível de necessidade se refere ao que potencial de uma pessoa é a realização desse potencial. Maslow descreve este nível como o desejo de realizar tudo o que se puder, para se tornar o mais que se pode ser.


Muitos psicólogos consideram a teoria de Maslow excessivamente genérica ou válida apenas para alguns contextos sócio-culturais determinados. O próprio Abraham Maslow confessa que estava insatisfeito com sua teoria, e reconheceu que as diferenças de culturas pode resultar em vários graus de ênfase em necessidades diferentes ou em determinadas situações as ordens poderiam não ser respeitadas, como por exemplo: Um montanhista que desconsidera a segurança em sua determinação de chegar ao cume ou o caso de pessoas que costumam arriscar a própria segurança para salvar os outros do perigo, ou em manifestações onde as pessoas abdicam de sua alimentação fazendo greve de fome para lutar por uma causa.

Mas o interesse principal de Maslow era a compreensão da consciência humana e da identificação das prioridades que nos norteiam e da sensação de auto-realização.


Hoje em dia a teoria de Maslow é utilizada por gerentes de empresa que usam hierarquia de Maslow para identificar as necessidades de seus funcionários e ajudá-los a se sentirem realizados, seja dando-lhes um projeto de estimação, um cargo fantasia ou regimes de trabalho flexíveis, para que possam prosseguir os seus interesses fora do trabalho.

Na segunda metade do século 20, os empresários começaram a perceber que esperanças, sentimentos e necessidades dos funcionários tem um impacto sobre o desempenho. Em 1960, Douglas McGregor publicou O Lado Humano da Empresa, que contrastava estilos gerenciais tradicionais com uma abordagem centrada no povo inspirado por Maslow. Tornou-se um best-seller.

Hoje em dia o Google é um grande exemplo de empresa que usa um modelo de gestão que leva em conta as necessidades pessoais no ambiente de trabalho e em 2013 ela foi eleita por seus funcionários no ranking Voce/SA como a melhor empresa para se trabalhar.


Mesmo depois de mais de sete décadas, a hierarquia das necessidades de Maslow permanecem como os mais citados e discutidos teorias de motivação humana, e podem explicar nossas necessidades, hábitos de consumo e comportamento social.

2 comentários:

Giga - Trader disse...

Os degraus de Maslov - baita teoria..

Não há como lê-la e não nos colocarmos neles.

sdds

Unknown disse...

Conhecendo essa teoria você acaba vendo toda sua vida descrita

Postar um comentário