A obsolescência programada ocorre quando um produto é estrategicamente projetado para ter uma vida útil específica, e incentivar seus clientes a atualizarem seus produtos em um período curto de tempo, tornando-o propositalmente não funcional.
A Apple possui uma gama de produtos que tem convencido os clientes de sua qualidade e que eventualmente precisam ser substituídos, seja por defeitos, lentidão, redução da funcionalidade ora pelo convencimento da adoção de novas tecnologias lançadas nos novos produtos.
A Apple está utilizando a estratégia da obsolescência programada?
Por volta de 2009 a Apple se envolveu em uma polêmica com o MacBook Pro , que consistia em substituir parafusos comuns pelos de cinco pontos pentalobe proprietários da Apple e que são utilizados até hoje para impedir que os clientes realizassem a troca de bateria por conta própria.
Na esquerda o parafuso philips comum, a direta o formato Apple proprietário |
Segundo Kyle Wiens CEO da iFixit ,o objetivo é forçar os clientes a atualizarem seus aparelhos cada vez mais cedo . Eles também pretendem torná-los dependentes da Apple para reparos e atualizações com custo mais elevado.
Um artigo escrito por Catherine Rampellde, em 2013 no New York Times Magazine chamou muita atenção sobre a desconfiança referente a obsolescência e muitas pessoas se identificaram com a mesma história :
“No início, pensei que era apenas minha imaginação. Na época em que o iPhone 5S e 5C foram lançados, em setembro, notei que o meu iPhone 4 foi se tornando cada vez mais lento. A bateria estava começando a descarregar muito mais rápido. Mas a mesma coisa parecia estar acontecendo com um muitas pessoas que, como eu, zelam por seus produtos da Apple. Quando liguei para o suporte técnico, eles disseram que o novo sistema operacional (iOS 7) que estava sendo atualizado para os usuários existentes estava fazendo modelos mais antigos ficarem insuportavelmente lentos .As baterias de telefone da Apple, que têm um número finito de recargas, ficaram sobrecarregadas pelo novo software e teve sua vida útil drenada. Então, eu tinha duas opções poderia pagar a Apple $79 para substituir a bateria, ou talvez gastar $20 dólares a mais para um iPhone 5C . Parecia que a Apple estava me enviando uma mensagem não muito sutil para atualizar.”
Bateria íons-lítio têm uma vida finita conhecida de 300 a 500 ciclos de recarga e quando a bateria estiver desgastada, ela precisa ser substituída, assim como a lâmpada em sua geladeira ou o filtro de ar em seu carro. Tendo conhecimento deste fato e pensando logicamente, por que a Apple utiliza as baterias embutidas e não removíveis em seus produtos?
O custo de substituição de bateria para um iPod Shuffle é de $49 - mais da metade do preço de um novo dispositivo |
E se a Apple não atualizar os dispositivos mais velhos?
Se a Apple não atualizar os dispositivos mais velhos, em vez de ser responsabilizada por sobrecarregá-los para forçar atualizações, eles são culpados por reter recursos e inovações para forçar atualizações.
Essa foi exatamente a alegação dos clientes em 2009, quando a Apple não forneceu edição de vídeo para o iPhone 3G, porque eles acreditavam que o desempenho de 15fps vs 30fps - não era bom o suficiente.
É uma situação sem vitória quando se trata de teorias da conspiração, mas pode ser uma situação em que ambos ganham se a Apple se posicionar diante desta situação com transparência mostrando o motivo desse tipo de escolha aos clientes.
Em 2015, a Apple lançou o iPhone Upgrade Program - um modelo de assinatura, que trouxe a seus clientes a possibilidade de atualizarem seus Iphones anualmente ao pagarem uma taxa mensal. Através da criação deste programa, a Apple indiretamente confirma algo que já sabíamos; um novo iPhone será lançado a cada ano e possui um futuro previsível, e ela espera que você compre todos os novos Iphones que serão lançados.
Como a Apple poderia manter suas receitas, crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias se os consumidores só precisassem comprar um produto da Apple a cada cinco anos ou mais?
Obsolescência planejada é um resultado previsível que ocorre principalmente quando a demanda é maior que a oferta, onde uma empresa ou cartéis prosperam em uma economia capitalista onde a motivação por lucros e aumento das vendas são cada vez maiores. Tendo isso em mente percebemos que nesta situação fica em segundo plano o que é melhor para o consumidor ou seja: produtos mais duradouros.
As empresas não irão entrar no negócio com a intenção de aperfeiçoar um produto, suas estratégias de longo prazo giram em torno de fornecer a mesma mercadoria por décadas, empregando mudanças incrementais para manter as atualizações interessantes, mantendo constante demanda.
Infelizmente, a tarefa de quebrar este ciclo recai sobre o consumidor. O cliente tem sempre razão - especialmente se o cliente não optar por comprar uma nova versão do seu Smartphone atual a cada doze meses. É só quando o cliente não puder ser enganado que os fabricantes vão mudar seu plano de ataque.
Mas esperamos que com a crescente competição com seus concorrentes possamos ter a Apple lutando para manter seus os consumidores. E uma maneira de fazer isso é fazendo produtos mais duráveis.
Precisamos considerar o efeito que isso tem sobre o meio ambiente e no impacto para as futuras gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário